Tal é uma garota de 17 anos que sonha em ser cineasta e mora em Israel. Tudo começou quando Tal e sua família se deparam com uma explosão que ocorre em seu bairro em um cibercafé, um atentado de um “homem bomba” que causa a morte de 6 pessoas. Por ter ficado abalada, Tal em sua aula de biologia, resolve escrever tudo que ocorreu, pois os sentimentos já estavam a flor da pele. Com isso, Tal resolve se aventurar e deposita o que escreverá em uma garrafa de champagne que marcou o momento que, em 1993, os palestinos entraram em um acordo de paz com o israelenses, e resolve entrega-lá para seu irmão Eytan para o mesmo joga-lá no mar de Gaza. Eytan não fazendo o que a irmã pede, coloca a garrafa na areia da praia. Após seis dias, ele observa um garoto sentado na areia, que encontra a garrafa, lê o que há dentro da mesma e à coloca em sua mochila.
Gazaman, o garoto que encontrou a garrafa, envia um email para Tal falando que encontrou a garrafa e fala sobre as coisas escritas por Tal. Trocaram vários emails e neles Gazaman a tratava de forma grosseira, porém Tal continuava a escrever para ele pois gostaria de saber mais sobre ele.
Gazaman também escreverá que Tal o encantava, que por mais que ele quisesse esquecer dela, ele não conseguia. Ele a imaginava mais ‘feia’ possível, mas o jeito dela o conquistou ..
Tal se acostuma em falar com Gazaman apesar de não ser diariamente. Tal diz para ele, que o considerava um amigo, mas Gazaman diz que eles não são amigos e nunca serão. Então ela o considera como um ‘ciberamigo”.
Um tempo depois, Avi, pai de Tal, faz uma proposta para a filha de ser assistente de uma filmagem sobre Jerusalém na qual Tal iria filmar os lugares com outros olhos, de uma forma diferente e ela logo aceitou. Tal enviou um email para Gazaman falando sobre o ocorrida e fala que está muito feliz, ao contrário de Gazaman, que em resposta diz que não enviará flores e não ao menos parabéns a ela, que ele apenas se sente com inveja.
Um tempo depois, Tal tem a notícia que houve um atentado em Gaza e manda um email para Gazaman para saber como ele está, pois estava preocupada com ele, ainda mais pelo fato dele não ter se comunicado com ela a um tempo. Em resposta, Gazaman diz que não ocorreu nada com ele pois ele não mora no local onde aconteceu o atentado, desabafa também sobre sua situação em gaza, que é triste não ser livre e que ele está cansado de tudo. Conta também sobre uns detalhes de sua vida e o mais importante, o seu nome. Tal ao ler o email de Gazaman, Naim, pira de alegria por ele ter confiado nela e ter contado sua vida. Conta também que ira fazer uma filmagem perto da casa de seus avós e que está muito feliz com tudo.
Naim, ensimesmado consigo mesmo, não conseguia entender porque não tirava Tal de sua mente. Tudo “piorou” quando ela enviou uma foto sua. Ele esperava que ela fosse o mais “feia” possível, porém se deu conta de que ela era simplesmente bonita. E isso o encatará mais.
Naim recebeu uma notícia que o deixará simplesmente louco, pois no local onde Tal iria fazer as gravações, ocorreu um atentado com um ônibus e após o desespero, ele envia vários emails para Tal pois não há nenhuma resposta. Agoniado com toda a situação decide procurar nos sites Israelenses o nome de Tal na notícia que falava da explosão do ônibus. Fica muito feliz por não encontrar o nome de Tal e ainda mais, pois dias depois, Tal enviará um email para Naim explicando que estava sim no atentado mas que estava bem, apesar de estar bem traumatizada.
Após um tempo Tal descobre a partir de um email de Naim, que ele já foi a Jerusalém a trabalho e que conhecerá uma garota chamada Tal, com seu irmão Eytan, seu pai Avi e sua mãe Osnet. E ele diz a ela no mesmo email, que não quer que ela entre mais em contato com ele, pois ele quer apagar tudo oque aconteceu nos últimos anos. Conta também que conseguiu uma bolsa no Canadá e que quer encontra-lá, após três anos, em Fontana de Trevi em Roma, ao meio-dia e que ele estaria com a garrafa. E em última palavra, deseja que ela siga bem o seu caminho até seu encontro.
Recomendo esse livro, pois ele tem um enredo surpreende e encantador. Quem começar a ler, irar se entregar totalmente á história.
Imagem retirada daqui.
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário