Laços de Família, conto de Clarice Lispector está incluído na obra Laços de Família, lançado em 1960.
O conto "Laços de Família" de Clarice Lispector conta a história das personagens que se encontram de alguma maneira entrelaçadas em suas relações familiares, fazendo com que cada convívio influencie o modo de viver dos demais personagens.
A mãe de Catarina e sogra de Antônio está se despedindo para viajar de trem para longe. Ao decorrer do percurso até a estação de trem, Catarina tem uma proximidade de sua mãe que a faz perceber que sua relação com ela é fria e superficial, trazendo assim influência em sua vida com Antônio e seu filho, mas como sua mãe está indo embora, nada pode se fazer para mudar esta relação materna.
Ao chegar na estação de trem, mãe e filha não sabiam o que falar, esperando assim a partida do trem. Catarina percebia a ausência de carinho entre sua mãe e ela, mas sempre achou sua mãe consideravelmente fria em relação a isto.
Ao voltar para casa, para sua vida totalmente programada, Catarina fica ensimesmada e tem uma grande surpresa que a fez despertar-sé para algo novo. Seu filho a chama de uma forma carinho sem querer nada em troca, o que a toca e a faz querer mudar sua relação com seu filho para não ser igual a sua relação com sua mãe, algo monótomo. Surpreendida pelo o que ocorreu, Catarina sai com seu filho em busca de algo diferente do seu dia-a-dia para fazer com ele e deixa seu marido em casa. Passa o dia inteiro fora de casa, e ao voltar, janta com seu marido como é de costume nos sábados, mas Antônio percebe a mudança de Catarina, e resolveu então, leva-lá ao cinema, assim mudando sua rotina.
Com isso, foi quebrada aquela formalidade existente nos laços de família.
Imagem retirada daqui.
Atividade proposta pela professora Ilvanita, que nos orientou a ler contos da Clarice e fazer síntese sobre o mesmo.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário