quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Noivo - Lygia Fagundes Telles

 

  O conto "O noivo" é repleto de mistério e dúvidas. Um advogado de quarenta anos, em uma quinta-feira qualquer é acordado por sua empregada e recebe uma notícia "Sr. Miguel, o casamento é hoje". "Não tenho casamento algum" repetia Miguel em dúvidas. O que se passava ali? De onde surgiria uma bela roupa para que usasse e uma mala pronta para passar uma temporada na praia? E a maior questão a ser respondida "quem estava prestes a se casar?", pensar em um amigo até explicaria o belo traje deixado em seu quarto, mas e a mala? Por um instante tudo fez sentido ... o noivo era ele!
  Mas como era possível ele não se lembrar de sua própria noiva? A memória de Miguel estava funcionando perfeitamente bem, assim como lembrava de sua infância e da casa de seu avô, um belo casarão cor-de-rosa com um pé dos jasmins era possível sentir. Da mesma forma que dentro de Miguel corriam lembranças, pairava o vago esquecimento de tudo que fosse relacionado a seu casamento.
  Ele pensou em perguntar a sua empregada, porém seria loucura, então dentro de si buscava possibilidades ... Talvez a noiva fosse sua amante Naná, Amanda, Regina, Cecília ou quem sabe Jô? Um caso que se arrastava por quatro anos, porém alguém lhe dissera que ela estava com um diplomata. Mas afinal, quem seria a misteriosa noiva?
  Enfim chegou a hora, Miguel se sentia em um jogo sem parceiro. Afinal ele assim estava, com ele apenas havia sua dúvida. Passando-se os minutos chegou a noiva, ao tirar o véu de seu rosto e vê-lá pensou "como pude pensar em tantas menos nela?" e inclinou-se para beijá-lá. E até o final do conto o mistério continua .. aí vai do leitor dizer o fim.

Imagem retirada daqui.

Atividade realizada a partir das orientações da professora Ilvanita, de Língua Portuguesa.
 

0 comentários:

Postar um comentário