segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Drogas

    As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. Existem vários tipos de drogas, como as naturais, as sintéticas, as semi-sintéticas entre outras.
     O uso da droga muitas vezes leva pelo fato do consumidor se sentir mais confiante usando a mesma ou por influência. A maioria das drogas causa dependência química ou psicológica e pode levar à morte em caso de overdose.
   Veja os tipos de drogas:

Drogas Naturais 
São produzidas à partir de plantas.

     • Maconha: É consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância e é umas das mais populares. É feita a partir da planta Cannabis sativa.
      • Ópio: É uma droga altamente viciante feita a partir da flor da Papoula e seus principais efeitos são: sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência. Opiáceos: codeína, heroína, morfina, etc.
      • Psilocibina: É uma substância encontrada em fungos e cogumelos e tem como principal efeito as alucinações. Também é utilizada em pesquisas sobre a enxaqueca.
      • Cafeína: É o estimulante mais consumido no mundo - está no café, no refrigerante e no chocolate.
      • Cogumelos Alucinógenos: Como o Amanita Muscaria, alguns cogumelos podem causar alucinações.

Drogas Sintéticas
"As drogas sintéticas são aquelas produzidas a partir de uma ou várias substâncias químicas psicoativas que provocam alucinações no homem por estimular ou deprimir o sistema nervoso central."

      • Ecstasy: Essa Droga causa forte ansiedade, náuseas e é altamente alucinógena.
      • LSD: Forte alucinógeno que causa dependência psicológica.
      • Barbitúricos: Um poderoso sedativo e tranquilizante que causa grande dependência química.

Drogas semi-sintéticas
São aquelas produzidas em laboratório a partir de substâncias existentes na natureza.

      • Heroína: Causa rapidamente o envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba. É uma das drogas mais devastadoras e é altamente viciante.
      • Cocaína e o Crak: É o pó produzido a partir da folha de coca. Altamente viciante, causa perda de inteligência, alucinações, ansiedade entre outras coisas. É altamente viciante e deteriora paridamente o organismo.
      • Morfina: É uma droga que causa dependência química nos seus usuários e é utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo.

Outras drogas

      • Inalantes, solventes, bebidas alcoólicas, cigarro.

As drogas em geral causam um grande mal para os usuários e também para pessoas que convivem com os mesmos. Apesar de haver tratamentos para se livrar das mesmas, muitas pessoas não aceitam ajuda e muitas vezes negam a dependência existente. 
Por isso não é recomendável usar qualquer tipo de droga, a final, ela só te levará á morte.

Literatura em vídeo

Após orientações da professora Ilvanita e do professor Edson, produziríamos um vídeo com uma releitura de um determinado conto de nossa escolha. Meu grupo resolveu apresentar o conto "O Noivo" de Lygia Fagundes Telles. Assista o mesmo aqui.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Talvez seja saudade, grande nostalgia ...




Certo fim de tarde coloquei-me a pensar, sobre a vida , sobre aquele velho quadro no final da escadaria do teatro municipal. Ah, aquela garota e sua janela, o que ela observaria tanto? Talvez ela observasse a lua, ou quem sabe o sol? Talvez ela observasse o mar e pedisse a ele que levasse consigo toda a solidão.
   Nós temos a nossa própria janela, cheguei a essa conclusão ao pensar que a janela era um ponto de refúgio em meio a todas as lutas. Vejamos: quem nunca se colocou em silêncio para um momento somente seu, para pensar ou talvez simplesmente fugir de total angústia? Ah, a tal janela é a isolação da alma para colocar-se em um ponto de equilíbrio em meio ao abismo.
   Pensando tanto em janelas coloquei-me outra vez a pensar, se eu tenho uma janela devo algo observar. Em meio ao decorrer dos dias qual é a vista, qual é minha paisagem? Vi que tudo o que eu vejo seja um pouco de solidão e saudade. Que baboseira, que choradeira, mas às vezes sinto saudade e isso não é brincadeira. Esconder tudo o que sinto pode até parecer fácil, mas de minha janela esforço-me ao máximo para jogar no mar tudo aquilo que meu peito não pode suportar.

Atividade retirada daqui.

Biografia de Mario Quintana

   Mário Quintana foi um importante escritor, jornalista e poeta gaúcho. Nasceu no Rio Grande do Sul no dia 30 de julho de 1906. Trabalhou também como tradutor de importantes obras literárias. Com um tom irônico, escreveu sobre as coisas simples da vida, porém buscando sempre a perfeição técnica.
   Já na fase adulta, Mário Quintana foi trabalhar na Editora Globo. Começou a atuar na tradução de obras literárias. Durante sua vida traduziu mais de cem obras da literatura mundial.
Com 34 anos de idade lançou-se no mundo da poesia. Em 1940, publicou seu primeiro livro com temática infantil: “A rua dos cataventos”. Volta a publicar um novo livro somente em 1946 com a obra “Canções”. Dois anos mais tarde lança “Sapato Florido”. Porém, somente em 1966 sua obra ganha reconhecimento nacional. Neste ano, Mário Quintana ganha o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira dos Escritores, pela obra “Antologia Poética”. Neste mesmo ano foi homenageado pela Academia Brasileira de Letras
   Faleceu na capital gaúcha no dia 5 de maio de 1994, deixando um herança de grande valor em obras literárias.

Imagem retirada daqui.

"Bilhete" de Mario Quintana

Bilhete

"Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda."

Recomendo a leitura desse poema pois ele é um poema encantador. Nele, o autor quer descrever que para se demonstrar o amor bastam pequenas atitudes, que são mais profundas que os grandes atos.

Biografia de Álvares de Azevedo



   Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em 12 de setembro de 1831, em São Paulo. No entanto, foi no Rio de Janeiro que fez o curso primário. Voltou à capital paulista para cursar a faculdade de Direito em 1848. Neste período inicia sua produção poética e também os primeiros sintomas de sua tuberculose.

   Por influência do conhecimento da doença que possuía, Álvares de Azevedo desenvolveu uma verdadeira obsessão pela temática da morte, evidente nas cartas à família e aos amigos.
   O poeta do Romantismo tem poucas publicações, apesar de muito conhecidas, pelo fato de morrer ainda jovem, aos 21 anos, em 25 de abril de 1852. 
   Na poesia de Álvares de Azevedo, além da temática da morte, encontramos a realização amorosa como algo inatingível, mas que se fosse possível seria a felicidade completa.

Imagem retirada daqui.

"Porque mentias?" De Álvares de Azevedo

Porque mentias?

"Por que mentias leviana e bela?
Se minha face pálida sentias
Queimada pela febre, e se minha vida
Tu vias desmaiar, por que mentias?
Acordei da ilusão, a sós morrendo
Sinto na mocidade as agonias.
Por tua causa desespero e morro...
Leviana sem dó, por que mentias?

Sabe Deus se te amei! sabem as noites
Essa dor que alentei, que tu nutrias!
Sabe esse pobre coração que treme
Que a esperança perdeu por que mentias!

Vê minha palidez - a febre lenta
Esse fogo das pálpebras sombrias...
Pousa a mão no meu peito! Eu morro! Eu morro!
Leviana sem dó, por que mentias?"

Este é um belo poema romântico no qual trata de um desilusão amorosa em que o autor descreve em suas linhas seus sentimentos em relação ao um grande amor.

Resumo do livro "Uma Garrafa no Mar de Gaza"

    Tal é uma garota de 17 anos que sonha em ser cineasta e mora em Israel. Tudo começou quando Tal e sua família se deparam com uma explosão que ocorre em seu bairro em um cibercafé, um atentado de um “homem bomba” que causa a morte de 6 pessoas. Por ter ficado abalada, Tal em sua aula de biologia, resolve escrever tudo que ocorreu, pois os sentimentos já estavam a flor da pele. Com isso, Tal resolve se aventurar e deposita o que escreverá em uma garrafa de champagne que marcou o momento que, em 1993, os palestinos entraram em um acordo de paz com o israelenses, e resolve entrega-lá para seu irmão Eytan para o mesmo joga-lá no mar de Gaza. Eytan não fazendo o que a irmã pede, coloca a garrafa na areia da praia. Após seis dias, ele observa um garoto sentado na areia, que encontra a garrafa, lê o que há dentro da mesma e à coloca em sua mochila.
 Gazaman, o garoto que encontrou a garrafa, envia um email para Tal falando que encontrou a garrafa e fala sobre as coisas escritas por Tal. Trocaram vários emails e neles Gazaman a tratava de forma grosseira, porém Tal continuava a escrever para ele pois gostaria de saber mais sobre ele.
 Gazaman também escreverá que Tal o encantava, que por mais que ele quisesse esquecer dela, ele não conseguia. Ele a imaginava mais ‘feia’ possível, mas o jeito dela o conquistou ..
Tal se acostuma em falar com Gazaman apesar de não ser diariamente. Tal diz para ele, que o considerava um amigo, mas Gazaman diz que eles não são amigos e nunca serão. Então ela o considera como um ‘ciberamigo”.
Um tempo depois, Avi, pai de Tal, faz uma proposta para a filha de ser assistente de uma filmagem sobre Jerusalém na qual Tal iria filmar os lugares com outros olhos, de uma forma diferente e ela logo aceitou. Tal enviou um email para Gazaman falando sobre o ocorrida e fala que está muito feliz, ao contrário de Gazaman, que em resposta diz que não enviará flores e não ao menos parabéns a ela, que ele apenas se sente com inveja.
Um tempo depois, Tal tem a notícia que houve um atentado em Gaza e manda um email para Gazaman para saber como ele está, pois estava preocupada com ele, ainda mais pelo fato dele não ter se comunicado com ela a um tempo. Em resposta, Gazaman diz que não ocorreu nada com ele pois ele não mora no local onde aconteceu o atentado, desabafa também sobre sua situação em gaza, que é triste não ser livre e que ele está cansado de tudo. Conta também sobre uns detalhes de sua vida e o mais importante, o seu nome. Tal ao ler o email de Gazaman, Naim, pira de alegria por ele ter confiado nela e ter contado sua vida. Conta também que ira fazer uma filmagem perto da casa de seus avós e que está muito feliz com tudo.
Naim, ensimesmado consigo mesmo, não conseguia entender porque não tirava Tal de sua mente. Tudo “piorou” quando ela enviou uma foto sua. Ele esperava que ela fosse o mais “feia” possível, porém se deu conta de que ela era simplesmente bonita. E isso o encatará mais.
 Naim recebeu uma notícia que o deixará simplesmente louco, pois no local onde Tal iria fazer as gravações, ocorreu um atentado com um ônibus e após o desespero, ele envia vários emails para Tal pois não há nenhuma resposta. Agoniado com toda a situação decide procurar nos sites Israelenses o nome de Tal na notícia que falava da explosão do ônibus. Fica muito feliz por não encontrar o nome de Tal e ainda mais, pois dias depois, Tal enviará um email para Naim explicando que estava sim no atentado mas que estava bem, apesar de estar bem traumatizada.
 Após um tempo Tal descobre a partir de um email de Naim, que ele já foi a Jerusalém a trabalho e que conhecerá uma garota chamada Tal, com seu irmão Eytan, seu pai Avi e sua mãe Osnet. E ele diz a ela no mesmo email, que não quer que ela entre mais em contato com ele, pois ele quer apagar tudo oque aconteceu nos últimos anos. Conta também que conseguiu uma bolsa no Canadá e que quer encontra-lá, após três anos, em Fontana de Trevi em Roma, ao meio-dia e que ele estaria com a garrafa. E em última palavra, deseja que ela siga bem o seu caminho até seu encontro.

Recomendo esse livro, pois ele tem um enredo surpreende e encantador. Quem começar a ler, irar se entregar totalmente á história.

Imagem retirada daqui.

Biografia de Valérie Zenatti


   Valérie Zenatti nasceu em Nice, em 1970 e, com a idade de treze anos, se mudou com sua família para Israel, onde se estabeleceram em Beersheba, no deserto de Negev. Quando completou dezoito anos, ela fez o serviço militar, que é exigido de jovens homens e mulheres da mesma forma e logo depois retornou à França. Trabalhou lá como au pair, vendedora, jornalista e professor de hebraico. Hoje, ela é um autor freelance, roteirista e tradutor e está profundamente envolvido com o trabalho de Aharon Appelfeld.
   Seus livros para crianças e adultos jovens, em grande parte inspirados por suas experiências pessoais, se preocupam tanto com as experiências das crianças e as culturas juvenis e as vidas cotidianas de jovens em meio aos conflitos culturais, políticas e religiosas entre Gaza e Jerusalém. Por fim, Valérie publicou 15 livros em sua carreira. 

Imagem retirada daqui.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Guerras do Oriente Médio

   O Oriente Médio é uma região onde há grande números de protestos, manifestações e guerras. Ao clicar no link abaixo você será redirecionado ao link do preezi.com no qual contém uma explicação sobre os mais conhecidos conflitos desta região.
 
   CLIQUE AQUI.

Atividade proposta pela professora Sueli, de história.

Não seja animal, bullying não é legal!

   Como todos sabem, o bullying é o ato de tomar atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas contra certo individuo, causando dor e angustia do mesmo. E ele está mais presente do que possamos imaginar, até mesmo naquelas "brincadeirinhas" que ocorrem sem ao menos percebemos.
    Diante isso, mais uma vez, nós alunos, recebemos a orientação de criarmos tiras e charges a partir desse assunto e apresentarmos também para a explicação do mesmo assunto, vídeos e panfletos. Todos devemos ser contra o bullying, aliás, ele não faz bem a ninguém, ao não ser ao praticante ...

Tira:

   A tira em cima relata um fato muito presente nas escolas, onde o agressor julga e faz "brincadeiras" com cero individuo apenas pelo fato dele ser diferente. ISSO NÃO PODE!

Charge:


   Esta charge retrata o fato das pessoas julgarem sem ao menos perceberem que aquilo, apesar de certa de certa forma "engraçado" pode ser considerado bullying. Nesse caso usamos como exemplo um apresentador que era considerado "forte", após mudança de seu peso, fez uma "brincadeira" com certa mulher que é "forte". ISSO NÃO PODE!

Todos devemos ser contra o bullying, sem exceção. Bullyng só traz o mal, ou até mesmo a morte .. Não seja animal, bullying não é legal!

Atividade realizada a partir das orientações das professoras Ilvanita e Sueli, de acordo com a leitura do livro "Todos contra Dante".